RESULTADOS
DE EXAMES
Digite sua busca:

Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Úlceras pépticas - Onde e porque ocorrem

19/02/2025

As úlceras pépticas são feridas que surgem no revestimento do estômago, do duodeno (início do intestino delgado) ou, menos frequentemente, no esôfago. Quando ocorrem no estômago, são chamadas de úlceras gástricas; já as que aparecem no duodeno são conhecidas como úlceras duodenais. Ambas são causadas por um desequilíbrio entre os fatores de proteção da mucosa e os agentes agressivos, como o ácido gástrico.

Um dos principais fatores para o desenvolvimento de úlceras é a infecção pela bactéria Helicobacter pylori (H. pylori). Essa bactéria sobrevive no ambiente ácido do estômago e provoca inflamação, prejudicando a barreira protetora da mucosa. Outra causa frequente é o uso prolongado de anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), que interferem na produção de substâncias protetoras e aumentam o risco de lesões.

Os sintomas clássicos incluem dor em queimação no epigástrio (região acima do abdômen), especialmente 2 a 3 horas após as refeições ou à noite, aliviada com a ingestão de alimentos ou antiácidos. Outros fatores, como tabagismo, consumo excessivo de álcool, estresse e má alimentação, podem agravar a condição, elevando a produção de ácido ou comprometendo as defesas naturais.

O diagnóstico e o tratamento precoce são essenciais para evitar complicações e melhorar a qualidade de vida do paciente, pois as úlceras pépticas podem ser recorrentes e silenciosas, especialmente em idosos.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas. Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: Esadi; Federação Brasileira de Gastroenterologia; LISBOA et. al.; Hospital Albert Einstein.

Voltar