Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Úlceras gástricas e endoscopia

26/08/2024

As úlceras gástricas são feridas no revestimento interno do estômago, causadas principalmente pela infecção da bactéria Helicobacter pylori ou pelo uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides. Essas úlceras podem causar dor e desconforto, que podem aliviar ou piorar após uma refeição.

O diagnóstico é realizado através da endoscopia digestiva alta (EDA). Durante a endoscopia, um tubo flexível com uma câmera na ponta é inserido pela boca para visualizar o esôfago, estômago e duodeno. Este procedimento permite não apenas a observação direta das úlceras, mas também a coleta de pequenas amostras de tecido (biópsias) para análise microscópica. Esta análise é capaz de diferenciar úlceras pépticas de outras condições, como o câncer gástrico.

A EDA é o método preferido para o diagnóstico e tratamento de úlceras pépticas hemorrágicas, permitindo identificar pacientes de baixo risco que podem ter alta precoce e tratar aqueles de alto risco com terapias hemostáticas, reduzindo a mortalidade e/ou a necessidade de cirurgia. Além disso, este exame tem uma relação custo-benefício favorável, pois diminui o tempo de internação e as readmissões hospitalares.

A identificação da presença do Helicobacter pylori também é fundamental, pois a erradicação da bactéria pode prevenir a recorrência das úlceras e possíveis complicações.

A Esadi é especializada na realização de exames e procedimentos do aparelho digestivo, incluindo endoscopia digestiva alta, com alta definição de imagem.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Voltar