Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Todo pólipo é perigoso?

24/04/2024

Pólipos são crescimentos de tecido na mucosa de órgãos como o estômago e o intestino grosso, apresentando-se sob diversas formas, desde planas e baixas até altas e semelhantes a cogumelos. A maioria desses pólipos é benigna, significando que não causam dano. Contudo, devido à sua natureza de crescimento celular anormal, existe a possibilidade de alguns se transformarem em malignos, ou seja, câncer.

Os pólipos podem ser classificados em diferentes tipos, cada um com seu potencial de risco associado. Os adenomas, por exemplo, têm maior chance de se transformar em câncer, sendo considerados uma condição pré-cancerígena. Por outro lado, os pólipos hiperplásicos e inflamatórios, em geral, não apresentam um risco significativo de malignidade. Já os pólipos serrilhados sésseis e adenomas serrilhados são tratados com cautela devido ao seu maior risco de evolução para câncer colorretal.

A detecção e remoção precoce de pólipos por métodos endoscópicos, como a colonoscopia, representam uma estratégia eficaz na prevenção do câncer colorretal, interrompendo a progressão de adenoma para câncer. Todos os pólipos identificados durante um exame endoscópico devem ser removidos e analisados histopatologicamente para determinar sua natureza e o tratamento adequado.

Portanto, enquanto a presença de pólipos pode ser um indicativo de risco para o desenvolvimento de câncer, nem todos os pólipos são perigosos. A vigilância médica e a remoção de pólipos quando identificados são essenciais para a prevenção do câncer e garantia de uma boa saúde intestinal.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial.

Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

 

FONTE: Esadi; SBCP; Oncoguia.

Voltar