Artigos e curiosidades do sistema digestivo
Blog
Tipos de pólipos - Conheça os principais
17/12/2024Os pólipos colorretais são projeções na mucosa do intestino grosso e podem ser classificados em neoplásicos e não-neoplásicos.
Neoplásicos:
Adenomatosos: Correspondem a cerca de 70% dos pólipos e incluem displasia, com risco de evoluir para adenocarcinoma. Podem ser classificados como tubular, túbulo-viloso e viloso, sendo os últimos com maior risco. A detecção precoce é crucial para prevenir câncer colorretal.
Serrilhados: Localizam-se principalmente no cólon direito e podem estar associados ao adenocarcinoma. Apresentam-se geralmente de forma plana e podem ser confundidos com pólipos hiperplásicos.
Não-neoplásicos:
Hiperplásicos: Encontrados no retossigmoide, geralmente menores que 5 mm e sem risco de malignidade. Incluem subtipos como microvesicular, células caliciformes e pobres em mucina.
Hamartomatosos: Geralmente benignos, mas podem precisar ser removidos se crescerem ou causarem sintomas.
Inflamatórios (pseudopólipos): Resultam da regeneração da mucosa, frequentemente associados a doenças inflamatórias intestinais como retocolite ulcerativa e Doença de Crohn.
O câncer colorretal é uma das formas mais comuns de câncer e a segunda mais mortal em ambos os sexos, com incidência e mortalidade aumentando entre adultos jovens. O cenário atual é preocupante, pois 80% dos casos são diagnosticados em estágios avançados, exigindo tratamentos mais agressivos. E a maioria desses cânceres começa como pólipos no revestimento interno do cólon ou reto, ou seja: se tivesse havido a detecção e retirada destes pólipos via colonoscopia precocemente, evitaria-se a instalação e progressão do câncer nesses pacientes.
É por essa razão que o rastreamento regular via colonoscopia é fundamental, recomendado a partir dos 45 anos. Por esse motivo, se você tem 45 anos ou mais, converse com seu gastroenterologista a respeito e agende sua colonoscopia. O diagnóstico precoce salva vidas.
Dr. Pedro Eduardo Soares e Silva (CRM 13806 SC - Gastroenterologista RQE 12886 - Endoscopia Digestiva RQE 14487 - Especialista em Clínica Médica RQE 9912) é um dos especialistas que fazem parte do corpo clínico da Esadi. Com mais de 15 anos de experiência, atua com foco no diagnóstico e tratamento de doenças do tubo digestivo, possui especialidade em Gastroenterologia pela Federação Brasileira de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva. Além disso, desde 2016 integra o quadro de Serviço de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva do Hospital Santa Isabel.
Colonoscopias podem ser agendadas através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.