RESULTADOS
DE EXAMES
Digite sua busca:

Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Se não tenho histórico de câncer colorretal, preciso fazer colonoscopia?

28/01/2025

Mesmo que você não tenha histórico familiar de câncer colorretal, a colonoscopia é necessária a partir dos 45 anos, conforme as novas diretrizes da American Cancer Society.

O câncer de cólon é um processo que ocorre ao longo do tempo, com mutações genéticas nas células do cólon, que podem formar pólipos. Embora a maioria dos casos ocorra em pessoas com mais de 50 anos, o aumento das taxas entre os mais jovens tem levado a uma revisão nas recomendações de rastreamento. A triagem é geralmente iniciada aos 45 anos para adultos com risco médio, isto é, sem histórico pessoal ou familiar de câncer colorretal ou de doenças relacionadas.

A colonoscopia é o exame mais eficaz para detectar pólipos precoces ou sinais de câncer, antes que os sintomas se manifestem. A prevenção e a detecção precoce ajudam a reduzir a mortalidade associada a esse tipo de câncer, já que muitos casos podem ser tratados com sucesso se diagnosticados nas fases iniciais.

Caso você tenha fatores de risco, como histórico de doenças intestinais ou exposição à radiação no abdômen, a recomendação pode ser iniciar o rastreamento mais cedo.

Dr. Pedro Eduardo Soares e Silva (CRM 13806 SC - Gastroenterologista RQE 12886 - Endoscopia Digestiva RQE 14487 - Especialista em Clínica Médica RQE 9912) é um dos especialistas que fazem parte do corpo clínico da Esadi. Com mais de 15 anos de experiência, atua com foco no diagnóstico e tratamento de doenças do tubo digestivo, possui especialidade em Gastroenterologia pela Federação Brasileira de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva. Além disso, desde 2016 integra o quadro de Serviço de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva do Hospital Santa Isabel.

Colonoscopias podem ser agendadas através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

Voltar