Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Refluxo na atividade física - Por que acontece?

14/01/2025

O refluxo gastroesofágico é o retorno do conteúdo gástrico ao esôfago e pode ser um incômodo, especialmente durante a atividade física. Embora seja comum que indivíduos saudáveis apresentem episódios ocasionais de refluxo, o exercício pode agravar essa condição, especialmente em pessoas com diagnóstico prévio de Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE).

Durante a prática de atividades físicas, a pressão intra-abdominal pode aumentar, ultrapassando a pressão do esfíncter esofágico inferior, o que resulta em episódios de refluxo. Isso é mais perceptível em exercícios de alta intensidade, como o levantamento de pesos, ou quando é realizada a manobra de Valsalva. Além disso, o exercício intenso pode atrasar o esvaziamento gástrico e reduzir a motilidade do esôfago, diminuindo a eficiência na eliminação do conteúdo gástrico.

Outros fatores, como a ingestão de alimentos antes do treino e a escolha de certos alimentos (como tomates, chocolate e alimentos fritos), também podem aumentar o risco de refluxo durante a atividade física. Para aqueles que já experimentaram refluxo, é aconselhável ajustar o tipo de exercício e a alimentação para prevenir esses episódios.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas. Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: Healthline; CORREIA; EGUCHI.
 

Voltar