Artigos e curiosidades do sistema digestivo
Blog
Quando é necessária a dilatação esofágica?
17/02/2025A dilatação esofágica é um procedimento médico importante que visa tratar áreas estreitadas do esôfago, proporcionando alívio para diversas condições. Esse tratamento é frequentemente indicado para pacientes com acalasia, condição em que o esfíncter esofágico inferior (LES) não relaxa adequadamente, dificultando a passagem dos alimentos. Durante o procedimento, um tubo endoscópico é inserido pela boca, e um balão é inflado dentro do esôfago para esticar as fibras musculares do LES.
Além da acalasia, a dilatação esofágica pode ser necessária em casos de estenose péptica, que pode resultar de doenças como o refluxo gastroesofágico, estenose cáustica (gerada pela ingestão de substâncias irritantes), anéis de Schatzki e estenoses associadas a condições inflamatórias, como a Doença de Crohn. O procedimento também pode ser indicado para estenoses no estômago e duodeno, como as estenoses pilóricas, e em casos de complicações pós-cirúrgicas.
Uma avaliação cuidadosa das indicações e uma abordagem técnica adequada são essenciais para garantir a segurança e a eficácia do tratamento. Caso você experimente sintomas como dificuldade para engolir ou dor ao deglutir, consulte um gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas. Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.
FONTE: Esadi, Columbia University; SPED.