Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Preciso fazer exames para hepatite?

19/07/2024

A testagem para hepatites virais é recomendada em diversas circunstâncias.

Para o vírus da hepatite C (HCV), a Associação Americana para o Estudo de Doenças Hepáticas (AASLD) e a Sociedade de Doenças Infecciosas da América (IDSA) recomendam teste de HCV pelo menos uma vez para todos os adultos com idade ≥18 anos e para todas as mulheres grávidas durante cada gravidez, exceto em locais onde a prevalência da infecção pelo VHC é <0,1%. Além disso, testes periódicos são recomendados para indivíduos com fatores de risco contínuos, como uso de drogas injetáveis ou hemodiálise. O teste anual de VHC é recomendado especificamente para pessoas que injetam drogas e para homens infectados pelo HIV que fazem sexo desprotegido com homens.

Para o vírus da hepatite B (HBV), os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomendam o rastreamento pelo menos uma vez na vida para todos os adultos com idade ≥18 anos. O teste baseado em risco também é recomendado para indivíduos com fatores de risco aumentados, incluindo aqueles nascidos em regiões com alta prevalência de VHB, homens que fazem sexo com homens e usuários de drogas injetáveis. As mulheres grávidas devem ser testadas para HBV durante cada gravidez para prevenir a transmissão perinatal.

Indígenas, quilombolas e ribeirinhos constituem populações com indicação de testagem, assim como indivíduos em situação de rua e pessoas privadas de liberdade.

Por fim, pessoas com sinais de doença hepática, alteração de enzimas, hepatomegalia, esplenomegalia, plaquetopenia ou icterícia devem ser avaliados para a possibilidade de hepatites virais.

Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhor o prognóstico. O SUS oferece testes rápidos e exames laboratoriais gratuitos em suas unidades básicas de saúde.

FONTE: Ministério da Saúde; Fiocruz; National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases; Hopkins.
 

Voltar