Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Por que fazer a endoscopia em caso de suspeita de refluxo gastroesofágico

18/06/2024

A endoscopia digestiva alta é uma ferramenta importante na avaliação de pacientes com suspeita de Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE), doença caracterizada pelo refluxo do conteúdo gástrico para o esôfago e que causa sintomas como pirose (azia) e regurgitação ácida, além de complicações potencialmente severas.
Este exame é particularmente indicado para pacientes com sintomas crônicos, idade superior a 40 anos e aqueles que apresentam sinais de alerta, como disfagia (dificuldade para engolir), odinofagia (dor ao engolir), perda de peso inexplicada, hemorragia digestiva, náuseas, vômitos persistentes e história familiar de câncer.

A endoscopia permite a visualização direta da mucosa esofágica, identificando possíveis lesões causadas pelo refluxo ácido, como esofagite (inflamação do esôfago), úlceras, estenose péptica (estreitamento do esôfago) e esôfago de Barrett (condição pré-cancerosa). Além disso, a endoscopia possibilita a realização de biópsias de áreas suspeitas, permitindo um diagnóstico histológico preciso e a identificação de possíveis complicações malignas, como câncer esofágico e gástrico.


Dr. Edson Pedro da Silva (CRM 1434 - Endoscopia Digestiva RQE 1342 - Gastroenterologia RQE 1270) faz parte do corpo clínico da Esadi. Com quase 50 anos de atuação, efetuou sua pós-graduação em gastroenterologia pelo Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia (IBEPEGE).

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.
 

Voltar