Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

O que é divertículo de Merckel?

09/08/2024

O divertículo de Meckel é uma anomalia congênita comum do intestino delgado, causada pela obliteração incompleta do ducto vitelino. Esta condição ocorre quando o ducto, que conecta o saco vitelino ao intestino no embrião em desenvolvimento, não se separa ou involui completamente, resultando em um divertículo.

A maioria dos pacientes com divertículo de Meckel é assintomática e a condição é frequentemente descoberta incidentalmente em exames de imagem. No entanto, em alguns casos, o divertículo pode ser constituído por células do estômago ou do pâncreas, resultando em sintomas significativos, como:

  • Bloqueio dos intestinos;
  • Sangramento intestinal, resultando em fezes com sangue;
  • Inflamação intestinal;
  • Dor abdominal, variando de leve a grave;
  • Náusea e vômito;
  • Anemia.


Os sintomas podem variar conforme a idade do paciente e a presença de complicações associadas, como diverticulite, obstrução intestinal, hemorragia ou perfuração.

O diagnóstico do divertículo de Meckel é um desafio na prática médica. Ele é frequentemente identificado durante procedimentos cirúrgicos, como laparotomia e laparoscopia, realizados por outros motivos. Exames complementares que podem auxiliar no diagnóstico incluem ultrassonografia abdominal, tomografia computadorizada, cintilografia e angiografia abdominais.

Para uma avaliação precisa e manejo adequado do divertículo de Meckel, é essencial consultar um especialista em gastroenterologia.

Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

FONTE: ANN, ZABBO; ARAÚJO et. al.; Healthline.

Voltar