Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Julho Amarelo - Mês de Conscientização das Hepatites Virais

11/07/2024

Estamos no Julho Amarelo, Mês de Conscientização a respeito das Hepatites Virais. A hepatite viral é uma situação em que ocorre inflamação e dano ao fígado por conta da ação de agentes infecciosos da classe dos vírus. Vários vírus diferentes podem agredir o fígado causando hepatite; os exemplos mais clássicos são os vírus das hepatites A, B, C, delta e E. Os vírus da hepatite A e E geralmente causam infecções agudas, enquanto os vírus da hepatite B, C e delta (que só ocorre em quem tem o vírus da hepatite B) podem causar infecções tanto agudas quanto crônicas.

Nas hepatites agudas, ocorre dano habitualmente acentuado ao fígado de início abrupto, podendo trazer sintomas como náuseas, vômitos, desconforto abdominal, intolerância a odores, falta de apetite e icterícia (tom amarelado da pele e mucosas). Na maior parte dos casos o quadro é autolimitado e resolve sem sequelas. Já nas hepatites crônicas, o vírus permanece no organismo e causa uma inflamação menos intensa – e por isto geralmente silenciosa, sem sintomas que alertem. No entanto, a inflamação continuada de baixo grau, se não diagnosticada e tratada, pode danificar progressivamente o fígado sob a forma de fibrose. O desfecho pode ser a cirrose hepática e suas consequências. Assim, o diagnóstico precoce de alguns tipos de hepatite é fundamental para um tratamento eficiente e a contenção da evolução do dano ao fígado.

As hepatites virais de A a E diferem em aspectos importantes, como modos de transmissão, gravidade da doença, distribuição geográfica e métodos de prevenção. Em particular, os tipos B e C provocam doenças crônicas em centenas de milhões de pessoas e, em conjunto, são a causa mais comum de cirrose hepática, câncer de fígado e mortes relacionadas às hepatites virais.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: World Health Organization; National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases

 

 

Voltar