Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Fribroscan - Exame não invasivo e preciso.

28/01/2024

A biópsia hepática é tradicionalmente o instrumento primordial no diagnóstico e determinação da gravidade das doenças hepáticas crônicas. No entanto, por ser um método invasivo, ela não é isenta do risco de complicações. Além disso, a análise histopatológica é sistematicamente sujeita a variabilidades intra e interobservador, influenciadas fortemente pela qualidade do fragmento.

A Elastografia Hepática Transitória pelo FibroScan® foi o primeiro método desenvolvido para medir a elasticidade hepática, substituindo a biópsia em muitas situações. Dentre os métodos não invasivos, tornou-se um dos mais utilizados na atualidade, dada sua praticidade, ausência de riscos e confiabilidade. O resultado é imediato e mostra a evolução da saúde do fígado, permitindo ao médico avaliar e monitorizar a evolução de doenças.

Dr. Daniel Fernando Soares e Silva (CRM 9770) é Presidente da Associação Catarinense para o Estudo do Fígado no biênio 2022-2023 e médico hepatologista do corpo clínico da Esadi.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu médico e tire todas as suas dúvidas.

FONTE: Sociedade Brasileira de Hepatologia; Esadi.

Voltar