Artigos e curiosidades do sistema digestivo
Blog
Estomias - São definitivas ou podem ser revertidas
24/01/2025As estomias são aberturas criadas cirurgicamente para conectar órgãos internos ao meio externo, permitindo a eliminação de fezes, gases ou urina. Essas intervenções são realizadas em diferentes situações, como câncer colorretal, doenças inflamatórias intestinais (Doença de Crohn, Retocolite Ulcerativa), traumas abdominais, malformações congênitas ou colite isquêmica. Dependendo da condição e do planejamento médico, as estomias podem ser temporárias ou definitivas.
Estomias temporárias: São indicadas em situações onde o problema que levou à sua confecção pode ser resolvido. Por exemplo, em casos de obstrução ou inflamação intestinal, uma ileostomia ou colostomia pode ser criada para desviar o trânsito fecal enquanto o intestino se recupera. Após o tratamento, uma nova cirurgia é realizada para reverter a estomia e restabelecer o funcionamento natural.
Estomias definitivas: Ocorrem quando a reconstrução não é possível devido à extensão ou gravidade da doença. Isso é mais comum em casos de câncer avançado, quando partes do intestino grosso, reto ou estruturas adjacentes precisam ser removidas, impossibilitando a restauração do trânsito intestinal. Pacientes com condições crônicas irreversíveis, como megacólon grave, também podem necessitar de estomias permanentes.
FONTE: SOBEST; MULITA, LOTFOLLAHZADEH; Ministério da Saúde.