Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Entenda a colangite esclerosante primária

15/04/2024

A colangite esclerosante primária é uma doença hepática colestática crônica e imunemediada, marcada pela inflamação e fibrose progressiva dos ductos biliares. Este distúrbio apresenta curso clínico variado, podendo evoluir lentamente para cirrose hepática e eventual insuficiência hepática. Ela se associa comumente a outras condições autoimunes, incluindo doença inflamatória intestinal (DII), espondilite anquilosante e hepatite autoimune.

A progressão da doença leva à obstrução dos ductos biliares, resultando no acúmulo de bile no fígado e dano às células hepáticas. A fibrose avançada pode culminar em insuficiência hepática, exigindo atenção médica especializada para o manejo e acompanhamento.

Os sintomas iniciais são muitas vezes inespecíficos, incluindo fadiga, perda de peso e astenia. Sintomas mais característicos de colestase, como icterícia, urina escura, fezes claras e prurido, podem se desenvolver à medida que a doença avança.

A colangiografia é fundamental para visualizar anormalidades nos ductos biliares. Em casos duvidosos, a biópsia hepática pode ser necessária para confirmar o diagnóstico. Adicionalmente, a colonoscopia pode ser indicada para investigar a presença de doença inflamatória intestinal, que frequentemente coexiste de forma assintomática nesses pacientes.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. 

Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames colonoscópicos  podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: Sociedade Brasileira de Hepatologia; Tudo Sobre o Fígado; Esadi. 

Voltar