Artigos e curiosidades do sistema digestivo
Blog
Doença de Crohn - dos sintomas ao tratamento
06/05/2024Maio Roxo é uma campanha de conscientização dedicada às Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs), destacando a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado. Dentre elas, a Doença de Crohn é uma das mais desafiadoras, devido à sua natureza crônica e complexa.
Trata-se de uma condição inflamatória que pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal, da boca ao ânus, sendo mais comum no íleo (parte inferior do intestino delgado) e no cólon (intestino grosso). Os sintomas variam amplamente, incluindo diarreia persistente, dores abdominais, sangramento retal, urgência para evacuar, constipação, sensação de evacuação incompleta e, em alguns casos, febre e mal-estar.
O diagnóstico precoce é fundamental, mas pode ser desafiador devido à natureza inespecífica dos sintomas iniciais. Exames endoscópicos, radiografias e testes laboratoriais são essenciais para visualizar e caracterizar as lesões intestinais e confirmar o diagnóstico.
Pode envolver fatores genéticos, imunológicos, infecciosos, ambientais e dietéticos para seu aparecimento. O tratamento é personalizado, com foco em suprimir a inflamação e controlar os sintomas.
A gestão da Doença de Crohn é contínua e exige acompanhamento regular para ajustar o tratamento conforme necessário e monitorar possíveis complicações. A conscientização durante o Maio Roxo ajuda a educar e apoiar pacientes, familiares e profissionais de saúde na luta contra essa doença desafiadora.
Dr. Juliano Coelho Ludvig (CRM 8561 SC - Gastroenterologia RQE 3046 - Endoscopia Digestiva RQE 3761) tem foco de atuação em Doenças Inflamatórias Intestinais e é um dos gastroenterologistas do corpo clínico da Esadi.
Além de ser membro do Grupo de Estudos da Doença Inflamatória no Brasil (GEDIIB), é Chefe do Grupo de Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) do Hospital Santa Isabel - Blumenau, Coordenador da Regional Blumenau da Associação Brasileira de Colite e Doença de Crohn (ABCD) e membro internacional do ECCO - European Crohn’s and Colitis Organization.
Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial.
Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.
FONTE: Esadi; Ministério da Saúde, ABCD; INDIKA et. al.; Crohn’s & Colitis Foundation.
#DII #DIIs #intestino #intestinal #doençasInflamatóriasIntestinais #crohn #doençaDeCrohn #retocolite #retocoliteUlcerativa
Voltar