Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

DIIs - Impactos para além do intestino

29/10/2024

As Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs), como a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa, são condições crônicas causadas pela ativação inadequada do sistema imunológico, resultando em inflamação persistente no trato digestivo. Seus sintomas intestinais mais comuns incluem diarreia, presença de sangue e muco nas fezes, dor abdominal e urgência evacuatória.

No entanto, as DIIs vão além, impactando outras partes do corpo. Essas manifestações podem passar despercebidas, como articulares (artralgia e espondilite anquilosante); dermatológicas (eritema nodoso e psoríase); oftalmológicas (uveíte e episclerite); e urológicas (litíase e insuficiência renal). O fígado também pode ser afetado, com doenças como colangite esclerosante e esteatose. Além disso, complicações pulmonares e vasculares, como trombose venosa, também são frequentes. A desnutrição e anemia são outras complicações comuns, causadas pela inflamação e dificuldade na absorção de nutrientes, especialmente ferro e vitamina B12.

Diante da variedade de impactos sistêmicos, o diagnóstico e tratamento precoce são fundamentais para melhorar a qualidade de vida e minimizar complicações.

Dr. Juliano Coelho Ludvig (CRM 8561 SC - Gastroenterologia RQE 3046 - Endoscopia Digestiva RQE 3761) tem foco de atuação em Doenças Inflamatórias Intestinais e é um dos gastroenterologistas do corpo clínico da Esadi. Além de ser membro do Grupo de Estudos da Doença Inflamatória no Brasil (GEDIIB), é Chefe do Grupo de Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) do Hospital Santa Isabel - Blumenau, Coordenador da Regional Blumenau da Associação Brasileira de Colite e Doença de Crohn (ABCD) e membro internacional do ECCO - European Crohn’s and Colitis Organization.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas. Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: TORRES et. al.; ROGLER et. al.; Crohn's and Colitis Canada.

Voltar