Artigos e curiosidades do sistema digestivo
Blog
Dicas para prevenir câncer de intestino
21/03/2025Março Azul Marinho: Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Colorretal
O câncer de cólon e reto está entre os três tipos de câncer mais frequentes no Brasil e no mundo, sendo uma das principais causas de mortalidade relacionada a neoplasias malignas. Sua incidência tem aumentado, especialmente entre indivíduos mais jovens, tornando a prevenção e o diagnóstico precoce essenciais.
Durante o Março Azul Marinho, mês de conscientização sobre o câncer colorretal, reforçamos a importância dos exames preventivos e de hábitos saudáveis para reduzir os riscos da doença.
O desenvolvimento do câncer colorretal está associado a fatores genéticos e à idade, com maior incidência em indivíduos acima dos 45 anos. No entanto, hábitos de vida desempenham um papel fundamental na prevenção:
- O excesso de peso está diretamente relacionado ao aumento do risco, especialmente em homens. A adiposidade visceral contribui para um estado inflamatório crônico, que pode favorecer a carcinogênese.
- O sedentarismo está fortemente associado ao câncer colorretal.
- Tabagismo: Está relacionado a formas mais agressivas do câncer colorretal.
- Alimentos ultraprocessados, carnes vermelhas e processadas (como embutidos e defumados) aumentam o risco.
O consumo de álcool, especialmente em altas quantidades, está associado ao aumento da incidência do câncer colorretal.
Estudos recentes mostram um crescimento na incidência do câncer colorretal em adultos abaixo dos 50 anos.
A detecção precoce salva vidas! O câncer colorretal pode ser tratado com maior sucesso quando diagnosticado em estágios iniciais. Os exames preventivos, como a colonoscopia, são essenciais para a identificação de pólipos e lesões pré-malignas.
Neste Março Azul Marinho, cuide da sua saúde!
Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas. Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.