Artigos e curiosidades do sistema digestivo
Blog
Dia Mundial do Combate ao Câncer
04/02/2025O câncer é a segunda principal causa de morbidade e mortalidade nas Américas, atrás apenas das doenças cardiovasculares. Em 2022, foram diagnosticados 4,2 milhões de novos casos e registradas 1,4 milhão de mortes pela doença na região. No Brasil, o câncer é a segunda principal causa de morte, com uma estimativa de 704 mil novos casos anuais para o triênio 2023-2025, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% dos casos.
Cerca de 54% dos casos novos e 45,1% das mortes por câncer ocorrem em pessoas com 69 anos ou menos, afetando diretamente indivíduos em pleno auge de suas vidas.
Fatores de risco modificáveis, como o uso de tabaco, baixa ingestão de frutas e vegetais, consumo excessivo de álcool e sedentarismo, são comumente associados ao desenvolvimento de câncer e outras doenças crônicas. Além disso, infecções crônicas por vírus como o HPV, hepatite B e C, e H. pylori estão diretamente ligadas a tipos específicos de câncer, como os de útero, fígado e estômago.
Quando detectado precocemente, o câncer tem maior chance de cura. Embora muitos tipos não apresentem sintomas iniciais, exames de triagem podem detectar a doença em estágios iniciais, permitindo um tratamento eficaz e redução da mortalidade. A prevenção, por meio de hábitos saudáveis e vacinação, desempenha papel crucial na redução do risco.
FONTE: World Health Organization; Pan American Health Organization; Instituto Nacional do Câncer - INCA.