Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Como o teste respiratório do hidrogênio expirado ajuda no diagnóstico de doenças gastrointestinais?

14/05/2024

O teste respiratório do hidrogênio expirado é uma técnica que utiliza a medida do hidrogênio liberado pelos pulmões durante a expiração, após sofrerem ação das bactérias intestinais sobre a substância teste ingerida (lactose, glicose, frutose ou lactulose), servindo para diagnosticar diversas condições gastrointestinais.

Normalmente não existe hidrogênio em grandes quantidades no ar expirado. Quando as bactérias anaeróbicas no cólon digerem açúcares de alimentos que não foram apropriadamente digeridos antes, no intestino delgado, essas bactérias produzem gases, principalmente hidrogênio. Parte desse hidrogênio é absorvido pela corrente sanguínea e expirado na respiração, sendo assim passível de medição.

Este teste fornece informações sobre a digestão de açúcares específicos, como a lactose, frutose, sucrose, glicose ou sorbitol, auxiliando no diagnóstico de intolerância a um deles.

Por exemplo, ele pode ser usado para detectar a intolerância à lactose, distúrbio que afeta o processamento da lactose (açúcar do leite), presente em alimentos como leite e derivados. Pode, também, identificar um crescimento anormal de bactérias no intestino delgado, responsável por estufamento abdominal, diarreia, desconforto abdominal, através do teste com lactulose.

Fontes: Esadi e SBMDN (Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia).
 

Voltar