RESULTADOS
DE EXAMES
Digite sua busca:

Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Colonoscopia e Endoscopia - Quais as diferenças?

23/01/2025

A colonoscopia e a endoscopia são exames endoscópicos essenciais para avaliar diferentes partes do sistema digestivo:

A colonoscopia é indicada para examinar o cólon (intestino grosso) e o íleo terminal, e é frequentemente utilizada para diagnosticar pólipos, câncer colorretal, doenças inflamatórias intestinais, úlceras e divertículos. Durante o exame, um endoscópio é inserido através do ânus e percorre o cólon, permitindo a visualização de suas paredes. A colonoscopia também permite a remoção de pólipos, lesões benignas que podem evoluir para câncer, além de realizar biópsias para análise. Este exame é recomendado a partir dos 45 anos ou a partir dos 40 anos, caso haja histórico familiar de câncer intestinal.

Já a endoscopia digestiva alta avalia a parte superior do aparelho digestivo, incluindo o esôfago, o estômago e o duodeno (primeira porção do intestino delgado). É indicada para investigar condições como hemorragias digestivas altas, gastrite, úlceras, refluxo gastroesofágico, lesões malignas, doenças inflamatórias intestinais, entre outras. O exame é realizado com o paciente deitado de lado, após a administração de sedativos, e o endoscópio é inserido pela boca. A endoscopia permite a visualização e coleta de amostras de tecido para diagnóstico e, em certos casos, tem função terapêutica como, por exemplo, na hemorragia digestiva.

Ambos os exames são essenciais para o diagnóstico precoce de diversas condições que podem evoluir para doenças maligna, podendo, também, ser complementares ou terapêuticos no acompanhamento da saúde digestiva.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas. Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: Havard Medical School; Healthline; CAMILLERI; ROCHA.

Voltar