Artigos e curiosidades do sistema digestivo
Blog
Apendicite: Quais os sintomas?
16/12/2022
O apêndice está localizado na primeira porção do intestino grosso. Sua inflamação, conhecida como apendicite, geralmente ocorre por conta de alguma obstrução.
A apendicite é uma das maiores causas de cirurgias de urgência em todo o mundo, perdendo apenas para os casos de traumatismo.
Os sintomas podem variar bastante e, geralmente, agravam-se em questão de horas.
Os principais são:
- Dor do lado inferior direito do abdômen. É uma dor pontual, contínua e localizada, fraca no início, mas que vai aumentando de intensidade;
- Náuseas, vômitos e perda de apetite;
- Dor na parte alta do estômago ou em volta do umbigo;
- Flatulência, indigestão, diarreia ou constipação;
- Febre, que, geralmente, começa após 1 ou 2 dias;
- Perda de apetite;
- Mal-estar geral, que pode ser confundido com intoxicação alimentar.
O diagnóstico é feito com base no histórico do paciente e na palpação do abdômen.
Em mulheres, outras inflamações (como das das tubas uterinas, do útero ou dos ovários) também provoca dor nessa região. Por esse motivo, é preciso estabelecer o diagnóstico com auxílio de exames de imagem, como ultrassom e tomografia.
Com a suspeita confirmada, o paciente deve ser encaminhado para cirurgia o mais rápido possível. Isso porque a apendicite pode causar complicações como peritonite (inflamação da mucosa que reveste a cavidade abdominal) e rompimento do apêndice (conhecido como apendicite supurada, que possui alto risco de sepse).
Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.
Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.
Fontes: Ministério da Saúde, Hospital Israelita Albert Einstein, MDSaúde
Voltar