Artigos e curiosidades do sistema digestivo
A albumina é uma proteína do plasma do sanguíneo produzida naturalmente pelo fígado, mas que também pode ser encontrada no leite (lactoalbumina) e no ovo (ovoalbumina).
A colonoscopia é um método adequado na investigação de doenças colorretais, com destaque para pólipos e neoplasias.
Apesar de ser uma doença comum, muitas pessoas ainda não conhecem a doença celíaca.
A doença celíaca é uma doença autoimune e com origem genética, que produz uma reação exagerada do sistema imunológico ao glúten.
A hérnia de hiato ocorre em uma passagem denominada “hiato”. Essa passagem está na superfície do diafragma e é o caminho que permite a ligação entre o esôfago e o estômago. A hérnia ocorre quando esse local é maior do que o normal e há um mau posicionamento do estômago e do esôfago.
As complicações relacionadas às Doenças Inflamatórias Intestinais (Retocolite Ulcerativa e Doença de Crohn) são inúmeras.
Uma das preocupações dos pacientes que precisam realizar um exame endoscópico é a segurança quanto à transmissão de infecções.
De acordo com a Organização Mundial de Gastroenterologia, cerca de 20% da população do mundo sofre com algum tipo de problema gastrointestinal.
A campanha Maio Verde tem como objetivo informar sobre o impacto da condição celíaca na vida das pessoas e conscientizar a população sobre o universo “gluten free”.
A DII é uma inflamação do intestino que pode resultar em febre, aumento dos glóbulos brancos, além de diarreia, dor abdominal e muitos outros sintomas.
O transplante hepático é o segundo tipo mais comum de transplante e é a única opção no caso de indivíduos em que o fígado deixou de funcionar.
O pâncreas atua como glândula anexa do sistema digestório.
A úlcera péptica é uma ferida causada por corrosão. Aparece, geralmente, no revestimento do estômago ou duodeno - o início do intestino delgado. A doença também pode aparecer de forma menos comum no esôfago.
Entramos em maio, mês importantíssimo para a área da gastroenterologia. Conhecido como Maio Roxo, esse é o período do ano utilizado especialmente para conscientizar a população sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais (DII)
Um sangramento no trato digestivo deve ser tratado com seriedade. Sua ocorrência não é uma doença em si, mas é sinal de uma doença.
De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a hipertensão arterial é responsável por 60% dos infartos e 80% dos casos de acidente vascular cerebral (AVC).
Apesar de ambos serem formados por gases do sistema digestório, a flatulência e a eructação não são a mesma coisa.
A cirrose hepática é uma doença que atinge o fígado, caracterizada por fibrose hepática avançada.
O câncer de intestino é o terceiro mais comum no mundo. Apesar de ser um dos mais letais, causando cerca de 50 mil mortes por ano e com evolução muitas vezes sem sintomas, sua prevenção é simples.
Estudo realizado pela Universidade Estadual da Pensilvânia, Estados Unidos, procurou saber como pequenas mudanças na dieta poderiam influenciar essa microbiota. Para isso, escolheram testar como determinadas ervas e especiarias afetam as bactérias do intestino.
Gastroenterite é um termo genérico para uma série de infecções ou irritações do trato gastrointestinal, transmitidas principalmente por alimentos ou bebidas que contém bactérias, parasitos, vírus ou químicos prejudiciais.
As Doenças Inflamatórias Intestinais, conhecidas como DII, são inflamações do intestino, que podem resultar em sintomas como febre, aumento dos glóbulos brancos, diarreia, dor abdominal e muitos outros.
A colelitíase é o termo médico usado para descrever a presença de cálculos na vesícula biliar.
A cápsula endoscópica é um dos exames mais modernos para avaliação gastrointestinal e permite uma avaliação mais detalhada de segmentos gastrointestinais que a endoscopia digestiva alta e colonoscopia não conseguem alcançar com clareza.