Artigos e curiosidades do sistema digestivo
O exame realizado através de cápsula endoscópica, também chamado de enteroscopia por cápsula ou endoscopia sem fio, é um procedimento não invasivo realizado através da ingestão de uma cápsula do tamanho de uma vitamina, alimentada por bateria.
As estruturas anexas do sistema digestório são órgãos que produzem ou armazenam secreções que passam para o trato gastrintestinal e auxiliam na decomposição química do alimento. Eles são as glândulas salivares, o fígado e o pâncreas.
Dois dos órgãos que compõem o sistema digestivo são ocos e constituem a fase final do processo de digestão. Conheça um pouco mais sobre cada um deles.
A esofagite eosinofílica é caracterizada pela presença de grande número de um tipo especial de célula branca do sangue: o eosinófilo.
Antibióticos têm atuação anti microbiana, não restrita apenas às bactérias patogênicas que eles precisam exterminar. Estudos evidenciam que o uso de antibióticos traz mudanças drásticas no microbioma intestinal, afetando também bactérias boas.
A higienização de equipamentos costuma e deve ser uma preocupação dos pacientes que realizam exames endoscópicos. Apesar do risco de infecção através da endoscopia digestiva ser baixo, não é motivo para se despreocupar.
A hepatite C é uma doença inflamatória do fígado, que se apresenta na maior parte dos casos de forma persistente e assintomática.
A Doença de Crohn é uma doença inflamatória crônica do trato gastrointestinal. Ela afeta predominantemente a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), mas pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal.
A hepatite B é uma doença infecciosa que afeta o fígado e é causada pelo vírus B (HBV). Ela pode ser transmitida por contato sexual, compartilhamento de objetos contaminados, transfusão de sangue ou de mãe para filho durante a gestação, o parto ou a amamentação.
Hoje comemora-se o Dia do Médico Endoscopista! A cada colega de profissão e a cada integrante de nosso corpo clínico, nossos parabéns!
A diverticulite - doença diverticular do cólon - é ocasionada pela inflamação dos divertículos, pequenos sacos que se projetam para fora da parede do intestino grosso.
Os pólipos intestinais são alterações que podem aparecer no intestino devido à proliferação excessiva de células na mucosa no intestino.
Apesar de a intolerância à lactose e a alergia ao leite parecerem semelhantes em alguns aspectos dos seus sintomas, os motivadores por trás do seu desenvolvimento são bem diferentes
Apesar de ambos serem utilizados no diagnóstico e tratamento de problemas gastrointestinais, cada exame possui sua particularidade e alcançam determinados segmentos digestivos.
A hepatite A é uma infecção leve, que se cura sozinha em grande parte dos casos. Trata-se de doença diretamente relacionada às condições de saneamento básico e de higiene.
Hepatite significa inflamação no fígado, de uma maneira simplificada. Várias são as possíveis causas desta inflamação: doença esteatótica, álcool, medicamentos, autoimunidade… e também infecções por certos tipos de vírus.
A Elastografia Hepática Transitória com o aparelho FibroScan é uma técnica usada para avaliar o grau de rigidez do fígado sem invasão do corpo humano, ou seja, sem riscos ou complicações.
A Síndrome do Intestino Irritável, também chamada de SII, é um distúrbio na motilidade intestinal. Por não ser associada a nenhuma alteração estrutural ou bioquímica, a SII é tida como uma associação de sintomas, que vão de dor abdominal, estufamento e constipação à diarreia.
Estudo da American Cancer Society (ACS) demonstra que o diagnóstico de câncer colorretal em pessoas com menos de 55 anos dobrou, de 11% em 1995 para 20% em 2019.
O Omeprazol é um remédio comumente utilizado no controle de doenças relacionadas ao ácido gástrico, já que atua como supressor, inibindo até 80% da secreção de ácido clorídrico no estômago.
O teste respiratório do hidrogênio expirado utiliza a medida do hidrogênio na respiração para diagnosticar condições que podem originar sintomas no aparelho digestivo como dor abdominal, estufamento, flatulência e diarreia. Normalmente não há hidrogênio no ar expirado (ou pouco).
A Doença de Crohn é uma doença inflamatória do trato gastrointestinal que causa um comprometimento grave das funções intestinais.
As proteínas estão localizadas nas membranas das células que transportam substâncias por todo o corpo, nos cromossomos e nas substâncias que tornam os órgãos elásticos e resistentes.
A cápsula endoscópica é um exame não invasivo que ajuda a preencher a lacuna diagnóstica para certas doenças de diagnóstico difícil.