Artigos e curiosidades do sistema digestivo
Estudo da American Cancer Society (ACS) demonstra que o diagnóstico de câncer colorretal em pessoas com menos de 55 anos dobrou, de 11% em 1995 para 20% em 2019.
O Omeprazol é um remédio comumente utilizado no controle de doenças relacionadas ao ácido gástrico, já que atua como supressor, inibindo até 80% da secreção de ácido clorídrico no estômago.
O teste respiratório do hidrogênio expirado utiliza a medida do hidrogênio na respiração para diagnosticar condições que podem originar sintomas no aparelho digestivo como dor abdominal, estufamento, flatulência e diarreia. Normalmente não há hidrogênio no ar expirado (ou pouco).
A Doença de Crohn é uma doença inflamatória do trato gastrointestinal que causa um comprometimento grave das funções intestinais.
As proteínas estão localizadas nas membranas das células que transportam substâncias por todo o corpo, nos cromossomos e nas substâncias que tornam os órgãos elásticos e resistentes.
A cápsula endoscópica é um exame não invasivo que ajuda a preencher a lacuna diagnóstica para certas doenças de diagnóstico difícil.
Em 16 de junho de 2023 a equipe Esadi de enfermagem recebeu novo treinamento em endoscopia e monitor multiparâmetros, pela Medsystem Hospitalar.
“Úlcera péptica” é nome dado para feridas que surgem no revestimento do estômago ou duodeno.
A pancreatite aguda é uma doença inflamatória que ocorre no pâncreas. Na maioria dos casos apresenta um curso leve que se resolve com medidas clínicas, quando diagnosticada precocemente.
Quando a tireoide não produz hormônios em quantidade suficiente, ou se os produz em excesso, todo o metabolismo sofre consequências.
A albumina é uma proteína do plasma do sanguíneo produzida naturalmente pelo fígado, mas que também pode ser encontrada no leite (lactoalbumina) e no ovo (ovoalbumina).
A colonoscopia é um método adequado na investigação de doenças colorretais, com destaque para pólipos e neoplasias.
Apesar de ser uma doença comum, muitas pessoas ainda não conhecem a doença celíaca.
A doença celíaca é uma doença autoimune e com origem genética, que produz uma reação exagerada do sistema imunológico ao glúten.
A hérnia de hiato ocorre em uma passagem denominada “hiato”. Essa passagem está na superfície do diafragma e é o caminho que permite a ligação entre o esôfago e o estômago. A hérnia ocorre quando esse local é maior do que o normal e há um mau posicionamento do estômago e do esôfago.
As complicações relacionadas às Doenças Inflamatórias Intestinais (Retocolite Ulcerativa e Doença de Crohn) são inúmeras.
Uma das preocupações dos pacientes que precisam realizar um exame endoscópico é a segurança quanto à transmissão de infecções.
De acordo com a Organização Mundial de Gastroenterologia, cerca de 20% da população do mundo sofre com algum tipo de problema gastrointestinal.
A campanha Maio Verde tem como objetivo informar sobre o impacto da condição celíaca na vida das pessoas e conscientizar a população sobre o universo “gluten free”.
A DII é uma inflamação do intestino que pode resultar em febre, aumento dos glóbulos brancos, além de diarreia, dor abdominal e muitos outros sintomas.
O transplante hepático é o segundo tipo mais comum de transplante e é a única opção no caso de indivíduos em que o fígado deixou de funcionar.
O pâncreas atua como glândula anexa do sistema digestório.
A úlcera péptica é uma ferida causada por corrosão. Aparece, geralmente, no revestimento do estômago ou duodeno - o início do intestino delgado. A doença também pode aparecer de forma menos comum no esôfago.
Entramos em maio, mês importantíssimo para a área da gastroenterologia. Conhecido como Maio Roxo, esse é o período do ano utilizado especialmente para conscientizar a população sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais (DII)