Artigos e curiosidades do sistema digestivo
O exame realizado através de cápsula endoscópica, também chamado de Enteroscopia por cápsula ou endoscopia sem fio, é um procedimento realizado através da ingestão de uma cápsula do tamanho de uma vitamina, alimentada por bateria.
A dilatação esofágica é um procedimento que permite ao médico dilatar uma área estreitada do esôfago.
O pâncreas é uma glândula localizada na parte superior do abdome, atrás do estômago. É responsável pela produção de enzimas que atuam na digestão dos alimentos e pela insulina - hormônio que tem a função de reduzir o nível de glicose (açúcar) no sangue.
Um mal-estar após a ingestão de uma taça de vinho ou outra bebida alcoólica, nem sempre significa ressaca. Isso porque esse sintoma pode simplesmente indicar que seu corpo não está conseguindo fazer a ingestão da histamina.
A endoscopia permite que o médico especialista examine as paredes da parte superior do aparelho digestivo, o que inclui: esôfago, estômago e duodeno.
O intestino é considerado o nosso segundo cérebro. Estudos recentes demonstram que a qualidade do sono também está ligada ao bom funcionamento desse órgão e à qualidade da sua microbiota.
O câncer de esôfago é o oitavo mais frequente no mundo. Suas causas ainda não são claramente conhecidas, mas sabe-se que há fatores de risco praticados pela população que aumentam consideravelmente as probabilidades de desenvolvimento do tumor.
A colonoscopia, assim como a endoscopia, causam ansiedade em determinados pacientes por conta do desconforto que imaginam que elas possam ocasionar, e da apreensão por conta de dúvidas sobre o funcionamento da anestesia.
O transplante hepático é uma cirurgia que remove um fígado doente e o substitui por um sadio.
A motilidade gastrointestinal é um mecanismo do sistema gastrointestinal para misturar alimentos aos sucos digestivos, colocá-los em contato com as paredes intestinais para melhor absorção e impulsioná-los através do trato gastrointestinal no momento e em quantidades apropriadas.
O sistema nervoso autônomo regula certos processos corporais como pressão arterial e frequência respiratória. Funciona automaticamente, ou seja, sem esforço consciente.
A colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) é um procedimento indicado para avaliação diagnóstica e tratamento das doenças que acometem os ductos de drenagem do fígado e do pâncreas.
A retocolite ulcerativa é uma doença idiopática caracterizada por episódios recorrentes de inflamação, que acomete predominantemente a mucosa do cólon.
A síndrome de má-absorção é o termo empregado para descrever distúrbios em que os nutrientes dos alimentos não são absorvidos de forma adequada pelo intestino delgado.
O refluxo gastroesofágico, também chamado de RGE, ocorre quando o conteúdo do estômago volta para o interior do esôfago. Refluxos ocasionais podem ocorrer em pessoas normais, sendo chamado de refluxo fisiológico.
O ferro, nutriente essencial encontrado em alimentos como carnes vermelhas e alguns cereais, desempenha função central no metabolismo energético celular, participando da composição da hemoglobina, presente nas células vermelhas do sangue e que colabora para transporte de oxigênio.
A obesidade é uma doença crônica que resulta no acúmulo excessivo de gordura corporal, com consequências patológicas em médio e longo prazos.
A infecção pelo H. pylori é a maior causa de gastrite e úlcera péptica, e está presente em metade da população mundial, tendo aparecimento mais frequente em países como o Brasil, onde aproximadamente 70% da população na idade adulta está infectada.
Esteatose hepática é o termo usado para descrever excesso de gordura no fígado. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não há uma “capa” de gordura ao redor do fígado: o que ocorre é um acúmulo de gotículas de gordura dentro das células que compõem o órgão.
A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é uma doença incapacitante, uma desordem funcional prevalente na população mundial e que causa profundo efeito negativo na qualidade de vida do indivíduo.
O exame realizado através de cápsula endoscópica, também chamado de enteroscopia por cápsula ou endoscopia sem fio, é um procedimento não invasivo realizado através da ingestão de uma cápsula do tamanho de uma vitamina, alimentada por bateria.
As estruturas anexas do sistema digestório são órgãos que produzem ou armazenam secreções que passam para o trato gastrintestinal e auxiliam na decomposição química do alimento. Eles são as glândulas salivares, o fígado e o pâncreas.
Dois dos órgãos que compõem o sistema digestivo são ocos e constituem a fase final do processo de digestão. Conheça um pouco mais sobre cada um deles.
A esofagite eosinofílica é caracterizada pela presença de grande número de um tipo especial de célula branca do sangue: o eosinófilo.