Artigos e curiosidades do sistema digestivo
As aflatoxinas são micotoxinas produzidas principalmente por duas linhagens de fungos: Aspergillus flavus e Aspergillus parasiticus. Eles estão presentes no ambiente e proliferam em regiões de temperatura e umidade elevada.
A colonoscopia é indicada para pessoas acima de 45 anos, e tem a finalidade de prevenir o surgimento do câncer colorretal.
A Síndrome de Má Absorção Intestinal acontece quando o intestino delgado não consegue absorver certos nutrientes, como lipídios, vitaminas, proteínas ou carboidratos.
Os eventos do trato gastrointestinal devem ser integrados para permitir que os nutrientes contidos nos alimentos possam ser digeridos e absorvidos.
A endoscopia permite a investigação e análise das paredes da parte superior do aparelho digestivo, o que inclui o esôfago, o estômago e o duodeno (primeira parte do intestino delgado).
De acordo com estimativas de 2020, o câncer de fígado é o sexto mais comumente diagnosticado e a terceira causa mais comum de morte por câncer.
O teste respiratório do hidrogênio expirado é um exame que utiliza a medida do hidrogênio na respiração para diagnosticar várias condições que originam sintomas gastrointestinais, entre elas a intolerância à lactose.
A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é definida como sendo a condição que se desenvolve quando o refluxo do conteúdo ácido gástrico para o esôfago causa sintomas e complicações.
As varizes esofágicas são veias anômalas e dilatadas que se formam no esófago, geralmente na sua metade inferior, e que são uma consequência possível de doenças crônicas do fígado. Nesses casos, a ligadura elástica esofágica costuma ser o tratamento mais indicado.
A constipação intestinal é também conhecida, mais popularmente, como ”intestino preso” e “prisão de ventre”. A constipação constitui um problema frequente em todo o mundo, acometendo ambos os sexos e todas as faixas etárias, sendo mais frequente nas mulheres.
O exame realizado através de cápsula endoscópica, também chamado de Enteroscopia por cápsula ou endoscopia sem fio, é um procedimento realizado através da ingestão de uma cápsula do tamanho de uma vitamina, alimentada por bateria.
A dilatação esofágica é um procedimento que permite ao médico dilatar uma área estreitada do esôfago.
O pâncreas é uma glândula localizada na parte superior do abdome, atrás do estômago. É responsável pela produção de enzimas que atuam na digestão dos alimentos e pela insulina - hormônio que tem a função de reduzir o nível de glicose (açúcar) no sangue.
Um mal-estar após a ingestão de uma taça de vinho ou outra bebida alcoólica, nem sempre significa ressaca. Isso porque esse sintoma pode simplesmente indicar que seu corpo não está conseguindo fazer a ingestão da histamina.
A endoscopia permite que o médico especialista examine as paredes da parte superior do aparelho digestivo, o que inclui: esôfago, estômago e duodeno.
O intestino é considerado o nosso segundo cérebro. Estudos recentes demonstram que a qualidade do sono também está ligada ao bom funcionamento desse órgão e à qualidade da sua microbiota.
O câncer de esôfago é o oitavo mais frequente no mundo. Suas causas ainda não são claramente conhecidas, mas sabe-se que há fatores de risco praticados pela população que aumentam consideravelmente as probabilidades de desenvolvimento do tumor.
A colonoscopia, assim como a endoscopia, causam ansiedade em determinados pacientes por conta do desconforto que imaginam que elas possam ocasionar, e da apreensão por conta de dúvidas sobre o funcionamento da anestesia.
O transplante hepático é uma cirurgia que remove um fígado doente e o substitui por um sadio.
A motilidade gastrointestinal é um mecanismo do sistema gastrointestinal para misturar alimentos aos sucos digestivos, colocá-los em contato com as paredes intestinais para melhor absorção e impulsioná-los através do trato gastrointestinal no momento e em quantidades apropriadas.
O sistema nervoso autônomo regula certos processos corporais como pressão arterial e frequência respiratória. Funciona automaticamente, ou seja, sem esforço consciente.
A colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) é um procedimento indicado para avaliação diagnóstica e tratamento das doenças que acometem os ductos de drenagem do fígado e do pâncreas.
A retocolite ulcerativa é uma doença idiopática caracterizada por episódios recorrentes de inflamação, que acomete predominantemente a mucosa do cólon.
A síndrome de má-absorção é o termo empregado para descrever distúrbios em que os nutrientes dos alimentos não são absorvidos de forma adequada pelo intestino delgado.