Artigos e curiosidades do sistema digestivo
Os divertículos colônicos referem-se a herniações não complicadas da mucosa e submucosa do cólon, semelhantes a sacos, através da camada muscular do órgão.
A colonoscopia pode ser realizada em ambiente ambulatorial ou durante internação hospitalar, variando conforme sua condição e práticas médicas específicas.
A tosse crônica, persistente por pelo menos oito semanas, em alguns casos tem sido associada à Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE). A DRGE ocorre quando o ácido estomacal retorna para o esôfago, irritando-o e desencadeando diversos sintomas.
A cápsula endoscópica, conhecida como Enteroscopia por cápsula ou endoscopia sem fio, é um procedimento não invasivo no qual uma cápsula do tamanho de uma vitamina, alimentada por bateria, é ingerida para realizar exames.
A paramitose intestinal, caracterizada pela presença de vermes no sistema digestivo, é uma das principais causas de morte global, provocando de dois a três milhões de óbitos por ano.
A prevalência da diarreia durante viagens é alta, afetando de 10 a 50% dos viajantes. Resultante da ingestão de água ou alimentos contaminados por bactérias, vírus ou parasitas aos quais a pessoa não possui imunidade, esta condição persiste por dois a três dias.
O café, uma das bebidas mais consumidas do mundo, tem sido estudado por conta de seus diversos potenciais benefícios à saúde, decorrentes por exemplo da alta concentração de antioxidantes.
A azia não é uma doença, mas, na maioria das vezes, um sintoma relacionado ao refluxo de ácido do estômago para o esôfago, frequentemente provocando gosto ácido ou amargo na boca e uma sensação de queimação na região do peito (esôfago).
Os transtornos alimentares são alterações graves do comportamento alimentar e que afetam, na sua maioria, adolescentes e adultos jovens.
Um gastrinoma é um tipo de tumor secretor de gastrina e está presente, em geral, nas células não beta do pâncreas.
As doenças inflamatórias intestinais (DIIs) são caracterizadas como distúrbios inflamatórios complexos que acontecem a longo prazo.
Informamos que nosso período de recesso será de 25 de dezembro a 7 de janeiro,
As fibras alimentares são substâncias que resistem à digestão e absorção no intestino delgado humano, passando por fermentação completa ou parcial no intestino grosso. São compostas por uma combinação única de componentes bioativos.
No mundo atual não é incomum o uso do celular quando se vai ao banheiro. E, apesar de ser considerado um hábito relativamente normal hoje em dia, ele pode prejudicar a saúde e colaborar para o surgimento ou piora da hemorroida.
As aflatoxinas são micotoxinas produzidas principalmente por duas linhagens de fungos: Aspergillus flavus e Aspergillus parasiticus. Eles estão presentes no ambiente e proliferam em regiões de temperatura e umidade elevada.
A colonoscopia é indicada para pessoas acima de 45 anos, e tem a finalidade de prevenir o surgimento do câncer colorretal.
A Síndrome de Má Absorção Intestinal acontece quando o intestino delgado não consegue absorver certos nutrientes, como lipídios, vitaminas, proteínas ou carboidratos.
Os eventos do trato gastrointestinal devem ser integrados para permitir que os nutrientes contidos nos alimentos possam ser digeridos e absorvidos.
A endoscopia permite a investigação e análise das paredes da parte superior do aparelho digestivo, o que inclui o esôfago, o estômago e o duodeno (primeira parte do intestino delgado).
De acordo com estimativas de 2020, o câncer de fígado é o sexto mais comumente diagnosticado e a terceira causa mais comum de morte por câncer.
O teste respiratório do hidrogênio expirado é um exame que utiliza a medida do hidrogênio na respiração para diagnosticar várias condições que originam sintomas gastrointestinais, entre elas a intolerância à lactose.
A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é definida como sendo a condição que se desenvolve quando o refluxo do conteúdo ácido gástrico para o esôfago causa sintomas e complicações.
As varizes esofágicas são veias anômalas e dilatadas que se formam no esófago, geralmente na sua metade inferior, e que são uma consequência possível de doenças crônicas do fígado. Nesses casos, a ligadura elástica esofágica costuma ser o tratamento mais indicado.
A constipação intestinal é também conhecida, mais popularmente, como ”intestino preso” e “prisão de ventre”. A constipação constitui um problema frequente em todo o mundo, acometendo ambos os sexos e todas as faixas etárias, sendo mais frequente nas mulheres.