Artigos e curiosidades do sistema digestivo
A Síndrome do Intestino Irritável é um distúrbio de evolução crônica (prolongada) e com elevado impacto na qualidade de vida dos pacientes.
A gastrite é uma doença inflamatória que ataca a mucosa gástrica do estômago. Esse ataque ocorre por conta de uma estimulação excessiva das glândulas pilóricas, que nessa situação produzem mais ácido gástrico que o normal e acidificam de forma drástica toda a mucosa interna do estômago.
A vesícula biliar é uma espécie de bolsa localizada embaixo do fígado e que armazena a bile, fluido amarelo-esverdeado produzido pelo fígado e que tem o objetivo de digerir gorduras.
A Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa são os mais comuns distúrbios entre as chamadas Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs). Ambas são doenças inflamatórias crônicas do trato digestório, mas diferem-se pela abrangência.
A colonoscopia é um exame que usa técnica semelhante à da endoscopia, mas que analisa principalmente o intestino grosso.
Com o avanço tecnológico foi possível o desenvolvimento do exame FibroScan®, também conhecido como Elastografia Hepática Transitória.
A doença celíaca é uma alteração inflamatória sistêmica com predominância intestinal, induzida pela ingestão de glúten em indivíduos geneticamente predispostos.
A cápsula endoscópica ajuda a preencher uma lacuna diagnóstica para certas doenças de diagnóstico difícil.
Segundo dados do INCA (2019), estima-se que no Brasil sejam detectados cerca de 40 mil casos de câncer de cólon e reto anualmente, sendo esse um dos cânceres com maior incidência no Brasil.
Um relatório da British Liver Trust (publicado em junho de 2016) sobre "Café e o fígado - os potenciais benefícios para a saúde" confirma que o café é bom para a saúde do fígado.
A doença celíaca é a rejeição do sistema digestório ao glúten, encontrado em pães e cervejas, por exemplo, por meio do trigo, cevada, centeio e, as vezes, até mesmo em aveias.
Esteatose Hepática - Termo usado para descrever o excesso de gordura no fígado, a esteatose hepática não é, ao contrário do que muitos pensam, uma “capa” de gordura ao redor do local: o que ocorre é um acúmulo de gotículas de gordura dentro das células que compõem o órgão.
Muitas pessoas recebem sedação com um medicamento chamado Propofol para procedimentos endoscópicos na Esadi.
No Brasil, recomenda-se realizar o exame a partir dos 50 anos de idade (independente de sintomas ou fatores de risco). Nos Estados Unidos, a recomendação está mudando para a partir dos 45 anos.
Saiba mais sobre a Dispepsia, popularmente conhecida como indigestão