Artigos e curiosidades do sistema digestivo
A esofagite eosinofílica é uma doença crônica imunomediada que ocorre devido à infiltração de eosinófilos, células sanguíneas responsáveis pela defesa do organismo contra parasitas, agentes infecciosos e em muitos casos reações alérgicas na mucosa do esôfago.
O câncer de estômago, que também pode ser chamado de câncer gástrico, está entre os dez que mais matam no Brasil.
A automedicação é prática comum na população brasileira, seguindo tendência mundial, e tem efeitos danosos potencialmente graves e irreversíveis.
Somente as bactérias anaeróbias no cólon e intestino delgado são capazes de produzir hidrogênio. Normalmente, quando expostas a condições digestivas normais de açúcares e carboidratos, uma pequena quantidade de hidrogênio é produzida por elas somente, o que não representa problemas.
Entre os problemas digestivos e intestinais que têm como causa a falta de água estão a azia, a indigestão e a prisão de ventre.
A Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é considerada uma das doenças mais prevalentes em todo mundo e pode comprometer de maneira significativa a vida dos pacientes.
A polipectomia é o procedimento de remoção de pólipos gastrointestinais, estruturas resultantes de mutações cromossômicas em células da mucosa de órgãos do sistema digestório, geralmente esôfago, estômago, intestino delgado e cólon.
A azia é uma sensação de queimação que costuma ser sentida na região do peito, atrás do osso esterno. Quando mais forte, pode provocar dor ou queimação que irradia para o pescoço ou garganta.
Uma das condições mais comuns derivantes do excesso de concentração de ferro no corpo humano é a hemocromatose.
As fibras alimentares são comumente encontradas em alimentos como verduras, grãos e legumes. E possuem um diferencial importante: são resistentes à digestão e absorção no intestino delgado, podendo sofrer fermentação completa ou parcial no intestino grosso.
A constipação, também chamada popularmente de “intestino preso” ou “intestino ressecado”, é uma condição em que o paciente apresenta frequência de evacuações baixa ou infrequente, sensação de evacuação incompleta e esforço excessivo para evacuar.
O estômago é um dos principais órgãos do sistema digestivo, com funções mecânicas e químicas específicas.
Para oferecer imagens em alta resolução, com nitidez excepcional e assim colaborar para a precisão de diagnósticos precoces ou de lesões sutis, a Esadi conta com diversas tecnologias.
A influência do intestino e da flora intestinal na saúde mental é assunto recorrente entre o meio acadêmico. Além dos neurônios e neurotransmissores fabricados no órgão, estudos mostram que a ligação entre o microbioma intestinal e o cérebro pode ser muito mais complexa.
Todos já sentiram e ouviram os tradicionais roncos do estômago. Também conhecidos como borborigmo, os roncos podem acontecer por diferentes fatores.
O tabagismo está associado diretamente ao aumento do risco de câncer de boca, esôfago, estômago e pâncreas, e pesquisas sugerem que ele também aumente o risco câncer de fígado, cólon e reto.
As varizes esofágicas são veias anômalas e dilatadas que se formam no esôfago, com elevado risco de hemorragias graves. Essas varizes costumam ser uma consequência possível das doenças crônicas do fígado.
O exame de cápsula endoscópica é um procedimento não invasivo realizado através da ingestão de uma cápsula do tamanho de uma vitamina, alimentada por bateria. Esta cápsula é resistente aos ácidos gástricos e enzimas digestivas, e tem dentro de si uma ou duas microcâmeras, uma luz e um transmissor.
As hemorroidas são uma espécie de ferimento ao redor do ânus e no reto que causam desconforto e que afetam muitas pessoas. Estima-se que metade da população adulta terá esse incômodo em algum momento da vida.
A colangiopancreatografia retrógrada endoscópica ou CPRE é uma técnica que utiliza simultaneamente a endoscopia digestiva e a imagem fluoroscópica para diagnosticar e tratar doenças associadas ao sistema biliopancreático.
A endoscopia digestiva alta analisa a parte superior do aparelho digestivo, que engloba esôfago, estômago e duodeno.
A gastroparesia, também chamada de retardo no esvaziamento gástrico, se caracteriza como distúrbio que desacelera ou interrompe o movimento do alimento do estômago para o intestino delgado.
Não é à toa que o intestino também é conhecido como “segundo cérebro”: o órgão possui cerca de meio bilhão de neurônios digestivos e produz mais de 30 neurotransmissores.
O café faz parte do dia a dia de milhões de pessoas, principalmente por causa do seu sabor e de seus efeitos estimulantes. Porém, o efeito do café vai além de seu efeito energético.