Artigos e curiosidades do sistema digestivo
A hepatite autoimune é uma doença em que o sistema de defesa do organismo do paciente ataca células do próprio fígado, o que leva a uma inflamação do órgão.
Carnes vermelhas são boas fontes de nutrientes como proteínas, ferro, zinco e vitamina B12. No entanto, quando consumidas em excesso, podem facilitar o desenvolvimento de câncer no intestino (cólon e reto).
O exame de cápsula endoscópica é um procedimento em que o paciente ingere uma cápsula resistente à ação do suco gástrico.
Os sais biliares são um dos mais importantes solutos orgânicos componentes da bile, produzida no fígado. Eles são ácidos biliares ionizados, verdadeiros detergentes biológicos capazes de solubilizar moléculas insolúveis em água.
A causa da intolerância à lactose é melhor explicada pela descrição de como uma pessoa desenvolve a deficiência de lactase, que pode acontecer de três maneiras.
Hemangioma é um conjunto de pequenos vasos sanguíneos que se aglomeram em determinado ponto. Nessa condição, os vasos costumam ficar bem entrelaçados, e as pequenas veias encontram-se englobadas por uma espécie de cápsula fibrosa, classificada como tumor vascular benigno.
Além de ser a maior víscera do corpo humano, o fígado é responsável pela síntese e metabolismo de várias substâncias essenciais para a digestão correta do alimentos e funcionamento do organismo como um todo.
A maioria dos casos de câncer de pâncreas é do tipo adenocarcinoma, que tem origem nas células que revestem os ductos por onde enzimas digestivas são liberadas. Os diagnósticos ocorrem, geralmente, após os 50 anos de idade, sendo mais frequente em homens.
Os probióticos são micro-organismos vivos benéficos para a saúde humana. Quando em equilíbrio, ajudam a manter a microbiota intestinal saudável.
A colite pseudomembranosa (CPM) é uma doença diarréica, que ocasiona a inflamação do intestino pela colonização da bactéria Clostridium difficile e subsequente liberação de toxina por ela produzida.
As diretrizes mais recentes da American Cancer Society recomendam que os exames de câncer colorretal comecem aos 45 anos.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 60% dos óbitos relacionados às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) estão diretamente relacionados ao tabagismo.
A prática do jejum precisa de atenção quanto aos impactos na saúde gastrointestinal, especialmente no que se trata da gastrite, inflamação da mucosa do estômago.
O colesterol é um composto orgânico vital presente no sangue e em todos os tecidos. E, ao contrário do que muitos pensam, ele não é um vilão por completo.
Diretrizes mais recentes da American Cancer Society recomendam que a colonoscopia, exame endoscópico de rastreio do câncer colorretal (do cólon e do reto) e outras alterações, comece a ser feita a partir dos 45 anos, sendo refeita de 3 em 3 anos.
Diversas enfermidades podem causar sangramento intestinal, condição que pode ser visível ou permanecer oculta nas fezes.
A fibrose hepática é caracterizada pelo acúmulo de tecido conjuntivo no fígado.
A cápsula endoscópica, também chamada de enteroscopia por cápsula ou endoscopia sem fio, é um exame diferenciado disponível aqui na Esadi.
O cólon é parte integrante do intestino grosso e corresponde à parte central do órgão, dividida em cólon ascendente, transverso, descendente e sigmoide.
A apendicite é uma das maiores causas de cirurgias de urgência em todo o mundo, perdendo apenas para os casos de traumatismo.
A anorexia nervosa é uma perturbação alimentar em que há um medo extremo de ganhar peso e o desejo compulsivo de emagrecer.
Erroneamente conhecido como o órgão que “não serve para nada”, o apêndice possui funções importantes no organismo e atua no processo de digestão.
A colonoscopia é o exame que permite analisar as paredes do cólon (intestino grosso).
Gastroenterite é um termo utilizado para descrever várias infecções do trato gastrointestinal.