Artigos e curiosidades do sistema digestivo
O cólon é parte integrante do intestino grosso e corresponde à parte central do órgão, dividida em cólon ascendente, transverso, descendente e sigmoide.
A apendicite é uma das maiores causas de cirurgias de urgência em todo o mundo, perdendo apenas para os casos de traumatismo.
A anorexia nervosa é uma perturbação alimentar em que há um medo extremo de ganhar peso e o desejo compulsivo de emagrecer.
Erroneamente conhecido como o órgão que “não serve para nada”, o apêndice possui funções importantes no organismo e atua no processo de digestão.
A colonoscopia é o exame que permite analisar as paredes do cólon (intestino grosso).
Gastroenterite é um termo utilizado para descrever várias infecções do trato gastrointestinal.
Na Esadi, os exames endoscópicos podem contar com a Cromoscopia Digital. Você sabe como ela funciona?
A polipectomia é um procedimento minimamente invasivo que consegue remover pólipos, agrupamentos diferenciados de células que podem ocorrer na mucosa do estômago, intestino delgado e cólon.
A hepatite C é uma doença de processo inflamatório e infeccioso de causa viral, que pode se manifestar na forma aguda ou crônica.
A constipação intestinal, chamada popularmente de prisão de ventre, é um problema relativamente comum: de acordo com Sociedade Brasileira de Coloproctologia, até 30% da população sofre com o problema.
As células brancas são células de defesa contra microorganismos patogênicos. Quando passam a ser produzidas em excesso, costumam sinalizar problemas.
O Helicobacter pylori (H. pylori) é uma bactéria que infecta o estômago e que pode ocasionar problemas como gastrite crônica, câncer gástrico e úlcera péptica, quando não devidamente tratadas.
A insulina fabricada pelo pâncreas é o hormônio que facilita a entrada de glicose nas células, onde será utilizada como fonte de energia.
Uma característica fascinante do aparelho digestivo é que ele possui seus próprios reguladores.
A Hepatite A é uma doença que acomete o fígado. Presente desde as antigas civilizações chinesa, grega e romana, essa doença causa uma inflamação e tem como agente um vírus, chamado de VHA (Vírus da Hepatite A).
A dilatação esofágica é um procedimento em que o especialista dilata ou abre uma área estreita do esôfago.
O enjoo ou náusea é a vontade ou iminência de vômito, ato involuntário que ocorre quando há contração muscular forçada do estômago, que empurra o conteúdo gástrico pelo esôfago e para a boca. Eles ocorrem quando uma parte específica do cérebro, conhecida com centro do vômito, é ativada.
A úlcera péptica é uma ferida que normalmente surge no revestimento do estômago ou do duodeno. Ela também pode surgir no esôfago, apesar de ser mais incomum.
O transplante hepático é o procedimento cirúrgico que remove um fígado doente e o substitui por um sadio. Esse é o segundo tipo mais comum de transplante de órgãos realizado no país, atrás apenas do transplante renal.
Psicobióticos são bactérias vivas (probióticos) que, quando ingeridas, conferem benefícios para a saúde mental através de interações com as bactérias intestinais.
Uma característica fascinante do aparelho digestivo é que ele possui seus próprios reguladores. Os principais hormônios que controlam as funções do aparelho digestivo são produzidos e liberados a partir de células da mucosa do estômago e do intestino delgado.
Em 2016 a ciência nomeou uma estrutura já conhecida do sistema digestivo como sendo um verdadeiro órgão: O mesentério!
Na hepatite autoimune, o sistema de defesa do organismo ataca as células do próprio fígado, ataque esse que leva a um processo inflamatório.
Apesar de poder ser sintoma de doenças mais graves, na maioria dos casos, a dispepsia tem como causa hábitos não saudáveis ao se alimentar.